Loading…

READY TO ROCK?

Click the button below to start exploring our website and learn more about our awesome company
Start exploring

Descubra qual é o aparelho ortodôntico mais utilizado pelos jovens

O aparelho ortodôntico é o termo utilizado para designar o dispositivo aplicado por dentistas para estimular a movimentação dos dentes e, consequentemente, alinhar ou corrigir o posicionamento dental. 

 

Atualmente, existem diversos tipos de aparelhos no mercado, atendendo todos os tipos de gostos e bolsos, podendo ser utilizados até mesmo em conjunto com uma lente de contato dental para potencializar os resultados esperados pelos pacientes. 

 

Entre os principais benefícios do uso do aparelho ortodôntico, podemos destacar:

 

  • Eleva a autoestima;
  • Deixa o sorriso mais bonito;
  • Reduz os problemas bucais;
  • Evita problemas de oclusão;
  • Aumenta as funcionalidades bucais;
  • Reduz dores de cabeça e de dente.

 

Geralmente, o uso do aparelho ocorre na adolescência, que é quando a troca de dentes da infância já terminou e começam a aparecer os problemas bucais. Por questões de estética, muitos adolescentes se sentem mal ao ter que fazer o uso dele.

 

Porém, hoje em dia, depois de diversos avanços na área da odontologia, existem aparelhos mais discretos, que podem atender os jovens que não querem parecer que estão utilizando um. Confira os tópicos a seguir para entender melhor sobre essas opções.

 

Como escolher o aparelho ortodôntico ideal?

Em primeiro lugar, é muito importante saber que somente um dentista poderá te indicar o tipo de aparelho ideal, após analisar o seu caso. Ouvir um profissional é sempre a melhor opção para garantir que o seu tratamento seja tão eficiente quanto o esperado.

 

Essa dica vale desde a avaliação para colocar um aparelho dental até para sanar a dúvida sobre preço clareamento dental. Qualquer procedimento clínico deve ser avaliado e realizado por um dentista qualificado.

 

Logo após essa etapa, e depois de estar com os documentos necessários em mãos, o dentista poderá indicar o melhor tipo de aparelho para o seu caso, podendo ser necessário utilizar mais de um modelo ao longo do tratamento.

 

Separamos a seguir os 4 tipos de aparelhos mais conhecidos:

  1. Aparelho fixo

O fixo é o tipo mais comum entre os aparelhos. Ele pode ser utilizado tanto para fins estéticos, como as facetas de resina, quanto para fins funcionais para resolver problemas de mastigação e má oclusão.

 

Ele necessita de manutenção mensal para que o dentista possa ajustar a sua posição e regular a movimentação dos dentes. Para obter um bom resultado, o paciente deve cuidar muito bem da higienização oral e não faltar nas consultas rotineiras. 

  1. Aparelhos móveis

O aparelho móvel é indicado tanto para as crianças em fase de crescimento quanto para os adultos. Dependendo do caso do paciente, são os ideais para pequenas movimentações dentárias, contenções e correções do maxilar.

 

Esse modelo pode ser retirado facilmente da boca pelo próprio paciente, e geralmente seu uso é indicado após o tratamento com o fixo para manter os dentes na posição correta e conter um possível desalinhamento.

  1. Aparelho lingual 

O aparelho lingual é idêntico ao fixo tradicional, entretanto, ele fica colado na parte interna dos dentes, tornando possível que o paciente de uma clínica de implante dentário faça todo o tratamento sem que ninguém perceba.

 

Esse modelo corrige diversos problemas, mas sua higienização é mais complicada devido ao local em que fica fixado. Além disso, ele é mais indicado para atletas, porque no caso de haver pancadas durante a prática de esportes, ele irá diminuir os riscos de lesões.

 

  1. Alinhadores invisíveis

Os alinhadores invisíveis ou transparentes são a escolha mais popular e requisitada pelos jovens atualmente, isso porque graças ao seu design moderno e alta tecnologia, seu uso é quase imperceptível, o que ajuda na autoestima.

 

Esse tipo de aparelho é confeccionado sob medida com a ajuda de softwares, de acordo com a arcada dentária de cada pessoa. Outro fator que atrai os jovens é que com o uso dele, não é necessário ir ao consultório frequentemente.

 

A troca desse alinhador pode até mesmo ser feita em casa, desde que haja recomendação e orientação do dentista responsável pelo tratamento. Entretanto, para usar esse tipo de aparelho é necessário ter disciplina.

 

Como ele tem que ser removido na hora das refeições e da higienização bucal, é preciso que a pessoa tenha cuidado ao manuseá-lo e que não se esqueça de retirá-lo quando necessário, evitando que aconteçam acidentes.

 

O aparelho invisível é bastante confortável e discreto, e mesmo sendo um pouco mais caro que os outros, seu investimento vale a pena. Principalmente para os jovens que irão se sentir mais confortáveis e seguros.

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Leave a Reply